quinta-feira, 15 de abril de 2010

Murais de Protesto durante a II Guerra Mundial na URSS


A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) trouxe conseqüências devastadoras e catastróficas no mundo. A sublevação provocou a morte de aproximadamente 46 milhões de pessoas, morte de animais, miséria, fome, frio, falta de saneamento básico, desalojamento, além de perdas materiais como cidades, ferrovias, portos e pontes arruinadas.
A guerra intensificou o desenvolvimento da indústria bélica, da publicidade e também manifestações por meio de murais e pôsteres.
Quatro dias após a invasão da Alemanha na União Soviética, o artista Mikhail Cheremnykh chegou à Agencia de Telégrafo da União Soviética , TASS, com a caricatura de um soldado alemão, realizado em forma de pôster. O trabalho de Cheremnykh foi o primeiro de uma série de pôsteres de guerra realizados na URSS. Victor Deni, Dmitri Moor, Irakli Toidze, V S Ivanov, A A Kokorekin, B V Koretsky e outros também trouxeram importantes contribuições no campo da arte.

Um comentário:

  1. Sabe que tenho aprendido muito sobre a Rússia desde que te conheci? Muito bacana. A gente não tem muito idéia do que acontece daquele lado do mundo. Bom, uma idéia eu até tinha por causa das poucas aulas de história de que me lembro, mas foi muito interessante aprender mais. Well done!

    ResponderExcluir