quarta-feira, 24 de março de 2010

OKTIABR-A Forma e o Conteúdo da Obra Cinematográfica Eisensteiniana


A então União Soviética encontrava-se numa época de florescimento cultural. A Revolução de 1917 havia chegado aos corações e mentes humanas e não havia um artista sequer que não se maravilhava com as obras e com os ideais construtivistas.O cinema que até então era tido apenas como um meio de comunicação (capaz de divulgar dados, transmitir notícias, difundir anúncios, propagandas e ideologias) e como entretenimento, revelou ao mundo o cineasta Sergei Eisenstein.Para Eisenstein, a arte cinematográfica não estaria simplesmente na seleção, captação ou enquadramento, mas no fato de cada fragmento de um filme ser uma parte orgânica de um conjunto já percebido pelo espectador, sem isentar o filme de seu caráter estilístico, ideológico e composicional. O espectador precisa absorver algo produtivo e intelectual em seus filmes. As discussões sobre diversão versus entretenimento são exasperantes para o cineasta, uma vez que o encargo do cinema é fazer com que seus receptores se sirvam, e não se divirtam: “Mais precisamente, diversão e entretenimento devem ser entendidos apenas como um ato quantitativo de se apoderar do material temático interior, e de modo algum como um poder qualitativo”. (EISENSTEIN, 2002, p.89).A Obra de Sergei Eisenstein não é uma expressão subjetiva avulsa, isolada do contexto revolucionário da década de 1920. O cineasta foi um agente ativo nos processos de transformação da época. Ele pretendia também, estimular determinados efeitos em seu público, que foram absorvidos ou não, já que nem todos que experimentaram suas obras eram revolucionários.Em Oktiabr, Eisenstein, influenciado por ideais construtivistas, objetivava fazer um filme voltado para a massa com alto teor crítico e intelectual, mas seu filme não foi muito bem compreendido na época, nem na contemporaneidade, já que até hoje muitos se utilizam do Cinema apenas como meio de entretenimento. O cineasta utilizava em suas ricas montagens muitas metáforas, simbolismos, associações e metonímias.Sua Obra, até os dias atuais, é utilizada como material historiográfico e analisada por cineastas de diferentes partes do mundo.

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