segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ô Canada! Terre de nos aïeux



Certa vez uma criança definiu Neve como flocos de algodão gelados. Essa foi exatamente a sensação que tive a primeira vez que pisei em solo canadense.

Mas o que será que torna esse país tão fascinante?

Um país onde culturas, sonhos, objetivos, etnias, línguas e personalidades se entrelaçam e se respeitam.
Um país em que leis são cumpridas, imigrantes são respeitados, trabalhadores são valorizados e objetivos são concretizados.
Um país que desperta sensações como medo, calafrio, indepedência, liberdade e autonomia.
Um país onde turistas optam por alojar-se definitivamente em seu território. E outros retornam ao país de origem, com suas frustrações, sonhos realizados e experiências que ficarão para sempre na memória daqueles que se permitiram viajar de corpo e alma nesse lugar das “Oportunidades e do Multiculturalismo”, nesse lugar chamado Canadá.

OBS: A criança no início do texto era a autora desse blog aos três anos de idade.

O Canadá é o segundo maior do mundo em extensão territorial numa área de 9.984.670 quilômetros quadrados. Boa parte desse território é localizado em regiões árticas e cerca de metade do país encontra-se coberto por florestas boreais. Sua população supera a 31,6 milhões de habitantes e as cidades mais populosas são Toronto com 6,4 milhões, Montreal com 3,6 milhões, Vancouver com 2,2 milhões, Ottawa com 1,1 milhão, Calgary com 1 milhão, Edmonton com 1 milhão e Quebec com 680 mil. A imigração é também responsável por grande parte do crescimento populacional do Canadá, e o país já possui a segunda maior taxa de imigração per capita do mundo, superado apenas pelos Emirados Árabes Unidos. Sua economia é 11ª do mundo e seu Indice de Desenvolvimento Humano é a terceiro melhor do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário