
A Fundação Dom Cabral sediou entre os dias 15 a 17 de agosto a Conferência EFMD (European Foundation for Management Development) e o International Advisory Council para discutirem o desenvolvimento sustentável entre iniciativa privada, governo e instituições de ensino. O Evento contou com a participação de representantes renomados no “ Business Universe”, como a do presidente da Bolsa de Valores de New York Duncan Niederauer.
Demonstrando simpatia, expertise e segurança em tudo que dizia, Niederauer afirmou em nossa entrevista que o Brasil passou pela crise mundial com muita rapidez e sucesso e diz que as previsões de crescimento para o país em 2010 são de 5%, duas vezes maiores que os Estados Unidos.
É interessante salientar que Dados do Economist Intelligence Unit indicam que o Brasil já encontra-se na oitava posição do ranking econômico mundial, após oscilações e crises mundiais. O Produto Interno Bruto brasileiro fechou o ano passado em US$ 1,531 trilhão e possibilitou que a economia brasileira voltasse para a posição que não ocupava desde 1998.
Ao questionar Duncan Niederauer qual país se tornaria a grande potência em cinco anos, Mr. Niederauer aposta em várias opções, inclusive no Brasil. “O Brasil terá grandes oportunidades nos próximos quatro anos, devido a Copa do Mundo e Olimpíadas, que permitirão o reconhecimento internacional do Brasil”, afirma.
OBS: Gostaria de agradecer ao professor Carlos Arruda e aos agentes do FBI que possibilitaram e autorizaram a entrevista para o meu Mestrado.